Domingo, 18 de Março de 2007
Herdade do Esporão Touriga Nacional 2004

foto: www.esporao.com

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas:
Touriga Nacional  

Ano: 2004
Região: Alentejo (Regional Alentejano)
Data da Prova: 17 de Março de 2007
Teor Alcoolico: 14,5%

Produtor: Finagra, SA

Sobre o Vinho...
Produzido e engarrafado na Herdade Do Esporão, a partir das uvas Touriga Nacional do talhão: Vinha das Palmeiras T06. A fermentação deu-se em lagares de pequena capacidade com pisa a pe  e em cubas de roto-fermentativas. Estagiou durante seis meses em carvalho francês. (www.esporao.com)

Prova: 
A expectativa era grande. Depois de lermos nas revistas credênciadas sobre este varietal, queriamos degusta-lo para poder apreciar a nossa touriga no seu esplendor. E assim foi! Com os aromas característicos da casta bem presentes fruta silvestres madura, compota, ameixa seca e violetas em grande! Uma cor ruby, viva com anel azul bem formado, na boca nota-se o alcóol mas confirmando toda a sua grandiosidade com a madeira presente, as especiarias e leves toques tostados. Os taninos são envolventes, penetrantes e mantém um final muito bom!

 

Classificação: 17 Valores
Preço:   12 €, no Aeroporto da Portela- Lisboa

Observações:  Sem dúvida o melhor exemplar da nossa casta rainha, provado até hoje! E a um belo preço! Que melhor acompanhamento para este tinto, do que um belessímo Arroz de Pato! Humm que delícia!
Autor: DSA
música/livro: Stairway to heaven - Led Zepplin
publicado por rui sousa às 15:33
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Pedro Guimaraes a 18 de Março de 2007 às 19:50
Caro...

Parece-me que este rotulo, vive hoje em dia, da fama merecida do irmao de 2001. Esse um vinho de grande qualidade. Nao tenho gostado assim tanto dos que se seguiram. Acho que se bebem melhores tourigas noutros rotulos. Nao sei se é defeito meu mas acho os vinhos desta gama, da Herdade do Esporao com pouca alma, dados a facilidades...talvez seja impressao minha!!!

Abracos
Pedro Guimaraes
De rui sousa a 18 de Março de 2007 às 22:51
É bem capaz de ter razão! Mas que merece uma degustação merece! É claro que existe outros tourigas diferentes e merecedores de uma prova, como alguns do Dão e Douro. É caso para dizer que tourigas não faltam, faltam é oportunidades para as comprar e provar!
um abraço e boas provas
De Kroniketas a 28 de Março de 2007 às 00:09
Se é o melhor Touriga não sei, mas que é um dos melhores sem dúvida. Quanto aos diferentes anos, claro que os vinhos não saem sempre iguais, mas os varietais do Esporão, que conheço há mais de 10 anos (e conheço-os a todos), sempre primaram por um padrão de qualidade muito uniforme, com poucas variações ao longo do tempo. Ao contrário do comentário anterior, parece-me até que todos eles têm sempre denotado uma forte personalidade bem vincada, com características muito próprias em cada um deles.
Mas isto são gostos e opiniões, como é óbvio. Na minha garrafeira nunca podem faltar pelo menos dois exemplares de cada um destes monocastas.

Comentar post

.mais sobre mim
.email
elixir.baco@gmail.com
.pesquisar
 
.Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.últimos elixires

. Vamos andando...

. Adega de Nelas Tinto Pé-F...

. Mais uma Reportagem da Ho...

. Vinho na lha da Madeira e...

. Wine Marketing 29 de Abri...

. Produtores de vinho nos A...

. Américo Pereira Nomeado p...

. Apreciar Vinhos Madeira -...

. “Wine & Spirits Madeira”

. Quinta do Estanho Tinta R...

.Wine Movie "Mondovino"
.tag's

. todas as tags

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
a href="http://wineblogger.info"> Wine Blogger
blogs SAPO
.subscrever feeds