Sábado, 17 de Abril de 2010
Adega de Nelas Tinto Pé-Franco 2001

 

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas:
Tinta Roriz e Touriga Nacional em Pé-Franco

Ano: 2001
Região: Dão (DOC)
Data da Prova: 05 de Abril de 2010
Teor Alcoolico : 13,5%

Produtor: Adega Cooperativa de Nelas  www.coop-nelas.com


 

 

Sobre o Vinho...

"A importância da videira americana para o fabrico de vinhos provém da sua utilização no processo de enxertia, objetivando o fortalecimento das videiras européias, uma vez que, há mais de um século, não se pratica o plantio em pé franco, ou seja, deixou-se de lado a prática de retirar a vara de uma videira mais velha e enfiá-la diretamente no solo para se conseguir uma planta nova." (wikipedia)

Situada no coração da Região Demarcada do Dão, a Cooperativa Agrícola de Nelas foi criada em 18 de Fevereiro de 1950.
A Cooperativa desempenha um papel relevante na lógica associativa, procurando rentabilizar a produção dos seus associados e promover os vinhos da região do Dão. Actualmente a Cooperativa tem cerca de 1500 sócios e a sua produção média cifra-se nos 20.000 hl/ano. Este vinho surgiu da colheita de uvas de uma pequena parcela de vinha plantada em “pé-franco”, isto é, sem recurso ao tradicional bacelo com 50% de Touriga Nacional e 50 % de Aragonês. Estagiado 8 meses em barricas de carvalho francês(www.coop-nelas.com)

Prova:

Dão... ainda a poucos dias falava com um amigo, e discutíamos o vinho do Dão e o conhecimento do vinho no meio vinícola, cheguei à conclusão que além de haver bons vinhos, estes têm características únicas no panorama nacional.. se o Alentejo é por excelência a região principal, pelos números de produção e vendas, o Douro pela tradição, o Dão é por si a verdadeira região tradicional, onde o vinho sobrevive por si só, onde o vinho sozinho vence e convence!!!

Escolhi este vinho por ser em Pé-franco, não sei, se só por si muda alguma coisa, mas a curiosidade foi mais forte... mas a verdade é que é o vinho mais caro da adega!!! Bem é um bom vinho, começo por dizer e digo bom, porque preenche todos os campos de um bom vinho do Dão, encorpado e fresco na boca, aquela frescura que eu gosto de sentir no vinho, que encontro no Douro, e raramente no Alentejo, é a fronteira para não se tornar enjoativo e demasiado quente. Com os aromas característicos, destaco as frutas vermelhas e do bosque, com a caruma e alguns aromas verdes à mistura... faz-me viajar pelas florestas desta região... Não seria este o principal objectivo de um vinho, transmitir a região em que está inserido?!

 

Classificação: 16,5 Valores

Preço: por volta dos 6€ (se a memoria não me falha)

Observações: ...
publicado por rui sousa às 10:07
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Rui Marques a 17 de Abril de 2010 às 10:43
Não poderia concordar mais contigo... Nos vinhos do Dão sinto td a região de acordo com a zona do vinho q s consome! É a mais pura das verdades...
Tb é verdade q eu "cresci" no Dão e tenho uma costela bairrista mas p mim são frescos, não me cansam... Tenho q experimentar esse vinhinho!
Abraço
De rui sousa a 17 de Abril de 2010 às 22:16
Para mim a sua grande qualidade, é a frescura, no ponto em que é o vinho ideal para podermos apreciar numa boa conversa com os amigos, seja em casa ou no wine bar mais perto... E falta-me descobrir muitos nectares do Dão!!
Um abraço

Comentar post

.mais sobre mim
.email
elixir.baco@gmail.com
.pesquisar
 
.Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.últimos elixires

. Vamos andando...

. Adega de Nelas Tinto Pé-F...

. Mais uma Reportagem da Ho...

. Vinho na lha da Madeira e...

. Wine Marketing 29 de Abri...

. Produtores de vinho nos A...

. Américo Pereira Nomeado p...

. Apreciar Vinhos Madeira -...

. “Wine & Spirits Madeira”

. Quinta do Estanho Tinta R...

.Wine Movie "Mondovino"
.tag's

. todas as tags

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
a href="http://wineblogger.info"> Wine Blogger
blogs SAPO
.subscrever feeds