Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Borges Touriga-Nacional 2001

por Rui Sousa, em 06.04.07

foto: www.borgeswine.com

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas:
Touriga Nacional  

Ano: 2001
Região: Dão (Regional Alentejano)
Data da Prova: 02 de Abril de 2007
Teor Alcoolico: 13,5%

Produtor: Sociedade de Vinhos Borges, SA

Sobre o Vinho...
Provinente da Quinta de São Simão da Aguieira, bem na região Dão-Lafões. É uma das mais antigas regiões produtoras de vinhos de qualidade. É uma região demarcada desde 1908,  onde as condições particulares permitem a obtenção de vinhos muito aveludados, considerados, desde os tempos mais remotos, como dos melhores do País. Fermentou durante 15 dias em cubas de inox. Estagiou em barricas de carvalho françês novas durante 6 meses.


Prova: 
Este tinto, é verdadeiramente um Dão! E um óptimo varietal! De cor granada, os aromas primários mostram todas as características da casta, os toques vegetais, os frutos silvestres, juntamente com a frescura específica do Dão, que tanto a marca e (me) cativa. Na boca a frescura comanda as rédeas, a fruta está presente, e os taninos mostram-se ainda em bom nível.

 

Classificação: 16,5 Valores


Preço:   +/- 10 €


Observações:  Dão tem vinhos de qualidade, já sabemos que tem as suas particularidades, mas a mim, conseguem cativar pela diferença, a frescura aqueles toques vegetais do vinho são dignas do nosso entusiasmo.