Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

3 Tourigas Reserva Pingo Doce 2018

07.04.21 | Rui Sousa

918860-a1c840d9b3ebd44b441bea264bd4cb2d.jpg

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Touriga Fêmea

Ano: 2018
Região: Douro
Data da Prova: 16 de Fevereiro de 2021
Teor Alcoolico: 13,5%

Produtor: Symington Family Estates (Distribuição Pingo Doce)

Enólogo: Pedro Correia

Sobre o Vinho...

Um blend, que reúne as famosas Touriga Nacional e Touriga Franca, com uma casta rara e menos conhecida: Touriga Fêmea. Embora menos conhecidas, são desde há muito cultivadas no Douro várias castas que testemunham a diversidade e potencial da região e que estão na origem de vinhos com uma personalidade única. A Touriga-Fêmea é uma delas. Existem menos de 40 hectares plantados em Portugal, mas nem por isso é menos característica desta região demarcada. Nascida do cruzamento, provavelmente natural, entre Touriga Nacional e Malvasia Fina, Touriga-Fêmea é uma verdadeira “filha do Douro”, localmente conhecida também como Touriga Brasileira. (sogrape.pt) Estagiou 12 meses em barricas de carvalho.

 

Prova:

De cor rubi, muita fruta vermelha e silvestre. Na boca, nota-se perfeitamente, a touriga franca e a nacional a contribuir com a fruta silvestre e as notas mais florais. Taninos pouco marcantes, acidez a sobrepor ligeiramente ao corpo mediamente encorpado. A madeira está integrada e sente-se algumas notas mais doces e tostadas. A meio da prova surge o alcool a desequilibrar, mas o conjunto é interessante.

 

Classificação: 15,5/20 

Preço: 4.49€ (preço médio)

Observações: Vivino: 3.6/5Wine Enthusiast: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;