Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Scarpa Garrafeira 1987

13.06.07 | Rui Sousa


Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas:
   Tinta Roriz 

Ano: 1987
Região: Douro DOC )
Data da Prova: 08 de Junho de 2007
Teor Alcoolico : 12%

Produtor: Quinta da Cismeira


Sobre o Vinho...

O que hei-de dizer sobre este vinho? Foi produzido em 1987, na Quinta da Cirmeira em São João da Pesqueira. Elaborado a base de Tinta de Roriz, estagiou em pequenas vasilhas de carvalho portuguesa. Foram produzidas cerca de 63000 garrafas. Esta tinha o número 22.958.

 

Prova:

Foi decantado e esteve cerca de 40 minutos a repousar, antes de decidirmos começar a prova. Depois apareceu com uma cor bem granada, no nariz, começou por apresentar aromas de vinho do porto, mas não de um vinho com muitos anos de guarda, mas antes de um LBV ou o Ruby . Os frutos vermelhos, notas licorosas, cacau, toques balsâmicos, flor de laranjeira. Ao longo da prova alternou numa posse mais suave, mais fresco, parecendo mesmo que era um jovem fresco tinto. Na boca surge ainda com fulgor, com a madeira e a fruta a comandar. As notas frescas, balsâmicas, também dominam e mantêm a prova sempre viva. Os taninos estão presentes mas dominados, bem persistente e com final muito fresco e agradável. Foi um vinho que surpreendeu a nós todos, porque não sabíamos se estaria em condições para ser bebido após 20 anos, mas está um belo vinho velho.

 

Classificação: 18,5 Valores

Preço:    ?

Observações: Hoje faz um ano que me decidi escrever sobre os vinhos que provei, essencialmente com os amigos. Para mim o vinho é sobretudo uma bebida social, e como tal, gosto de estar com os amigos a confraternizar e a degustar bons vinhos sempre em ambiente de festa e alegria. Desejo que assim continue e que seja sempre com bons vinhos.

5 comentários

Comentar post