Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Quinta do Estanho Tinta Roriz 2001

por Rui Sousa, em 10.05.09

 

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas:
  Tinta Roriz 

Ano: 2001
Região: Douro (DOC)
Data da Prova: 10 de Maio de 2009
Teor Alcoolico : 14%

Produtor: Quinta do Estanho - Alijó  www.quintadoestanho.com


 

 

Sobre o Vinho...

A Quinta do Estanho consta da primeira Demarcação de Vinhos, “De Feitoria” em 1757. Situa-se na margem esquerda do Rio Pinhão a uma altitude média de 300 metros. Produz vinhos de QUALIDADE há várias gerações. Seu proprietário, Jaime Acácio Queiroz Cardoso, em 1987 tornou-se no segundo Produtor – Engarrafador – Exportador de todo o Douro, vendendo os seus Vinhos directamente para o mercado nacional e Internacional.

Se é certo que o Deus Baco benfadou esta quinta também é verdade que este advogado-lavrador-viticultor soube apropriar-se dos ancestrais segredos da família, actualizá-los de acordo com as novas tecnologias e produzir produtos vínicos que enobrecem a região pela sua qualidade e que são já considerados por enólogos e apreciadores tanto em Portugal como no estrangeiro. (www.quintadoestanho.com)

 

Prova:

Douro... que palavras mais posso pensar e escrever para descrever todas as suas qualidades... é para muitos a Região dos Vinhos de Portugal... não gosto de particularizar o vinho portugues... mas esta região merece sempre uma atenção redobrada!!! Quanto a este varietal, o que mais me marcou foi a elegancia do vinho, fresco, balsamico, com notas florais e silvestres... a fruta negra e silvestre destacando a ginja estava presente, em bom plano, a marcar pela presença de mão dada com a frescura... em bom equilibrio. De referir ainda toques de couro e especiarias... quanto ao final, não sei se por ser um vinho fresco, não foi tão marcante quanto esperava, ficando pelo simples final não muito longo, nem marcante... 

 

Classificação: 16 Valores

Preço:    ?l

Observações: Agradeço às fantásticas pessoas que me ofereceram esta garrafa, dado-me a oportunidade de provar mais um bom vinho do Douro.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.