Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Adega de Nelas Tinto Pé-Franco 2001

17.04.10 | Rui Sousa

 

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas:
Tinta Roriz e Touriga Nacional em Pé-Franco

Ano: 2001
Região: Dão (DOC)
Data da Prova: 05 de Abril de 2010
Teor Alcoolico : 13,5%

Produtor: Adega Cooperativa de Nelas  www.coop-nelas.com


 

 

Sobre o Vinho...

"A importância da videira americana para o fabrico de vinhos provém da sua utilização no processo de enxertia, objetivando o fortalecimento das videiras européias, uma vez que, há mais de um século, não se pratica o plantio em pé franco, ou seja, deixou-se de lado a prática de retirar a vara de uma videira mais velha e enfiá-la diretamente no solo para se conseguir uma planta nova." (wikipedia)

Situada no coração da Região Demarcada do Dão, a Cooperativa Agrícola de Nelas foi criada em 18 de Fevereiro de 1950.
A Cooperativa desempenha um papel relevante na lógica associativa, procurando rentabilizar a produção dos seus associados e promover os vinhos da região do Dão. Actualmente a Cooperativa tem cerca de 1500 sócios e a sua produção média cifra-se nos 20.000 hl/ano. Este vinho surgiu da colheita de uvas de uma pequena parcela de vinha plantada em “pé-franco”, isto é, sem recurso ao tradicional bacelo com 50% de Touriga Nacional e 50 % de Aragonês. Estagiado 8 meses em barricas de carvalho francês(www.coop-nelas.com)

Prova:

Dão... ainda a poucos dias falava com um amigo, e discutíamos o vinho do Dão e o conhecimento do vinho no meio vinícola, cheguei à conclusão que além de haver bons vinhos, estes têm características únicas no panorama nacional.. se o Alentejo é por excelência a região principal, pelos números de produção e vendas, o Douro pela tradição, o Dão é por si a verdadeira região tradicional, onde o vinho sobrevive por si só, onde o vinho sozinho vence e convence!!!

Escolhi este vinho por ser em Pé-franco, não sei, se só por si muda alguma coisa, mas a curiosidade foi mais forte... mas a verdade é que é o vinho mais caro da adega!!! Bem é um bom vinho, começo por dizer e digo bom, porque preenche todos os campos de um bom vinho do Dão, encorpado e fresco na boca, aquela frescura que eu gosto de sentir no vinho, que encontro no Douro, e raramente no Alentejo, é a fronteira para não se tornar enjoativo e demasiado quente. Com os aromas característicos, destaco as frutas vermelhas e do bosque, com a caruma e alguns aromas verdes à mistura... faz-me viajar pelas florestas desta região... Não seria este o principal objectivo de um vinho, transmitir a região em que está inserido?!

 

Classificação: 16,5 Valores

Preço: por volta dos 6€ (se a memoria não me falha)

Observações: ...

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.