Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Quinta dos Castelares Biológico Tinto 2017

10.01.21 | Rui Sousa

V05653.jpg

 

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca

Ano: 2017
Região: Douro
Data da Prova: 19 de Dezembro de 2020
Teor Alcoolico: 14%

Produtor: Casa Agr. Manuel Joaquim Caldeira

 

Sobre o Vinho...

As uvas que deram resultado a este vinho resultam da combinação entre as vinhas em patamares junto ao rio com as vinhas altas da Quinta dos Castelares, localizada em Freixo de Espada à Cinta, no Douro Superior, a uma altitude entre 500-600 metros. Os solos são de xisto com elevada pedregosidade. A vinha está implantada em patamares de duplo bardo e vinha ao alto. Orientação dominante: Norte-Nascente.  Vindima manual. Recepção com desengace total e esmagamento de imediato, as uvas são fermentadas por castas de modo a se conseguir fazer uma rigorosa selecção que vai depois dar origem ao “blend”. A fermentação é feita em cubas inox de pequena capacidade, com temperaturas em torno dos 24ºC. Macerações suaves e controladas de modo a obter vinhos elegantes e aromáticos. (castelares.com)

 

Prova:

Muito fresco, equilibrado e elegante. Na boca, boa frescura com acidez muito equilibrada e taninos suaves. No conjunto surge notas de fruta silvestre pouco expressiva, associada com toques de especiarias e florais. Termina com um final pouco expressivo, mas demonstra que tem personalidade do Douro Superior. Boa relação preço/qualidade ainda para mais num vinho biológico.  

 

Classificação: 16/20 

Preço: +/- 5€ (Celeiro)

Observações: Vivino: 3.6/5Wine Enthusiast: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: 16,5/20