Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Allo Soalheiro 2020

12.08.21 | Rui Sousa

soalheiro_allo_2020.jpg

 

Características do Vinho:

  • Tipo: Branco
  • Castas: Alvarinho e Loureiro
  • Ano: 2020
  • Região: Verde
  • Teor Alcoolico: 11,5%

Prova: 

  • Data: 05 de Agosto de 2021  
  • Por: Rui Sousa

Produtor: Soalheiro

Enólogos: 

 

Sobre o Vinho...

As uvas são provenientes de vinhas de Alvarinho e Loureiro localizadas no seu terroir de excelência, respectivamente o vale do rio Minho e o vale do rio Lima em solo de origem granítica. As uvas, exclusivamente da casta Alvarinho e Loureiro, são colhidas manualmente em caixas de pequena capacidade. Após a prensagem, o mosto obtido decanta durante 48 horas, segue-se a fermentação, a temperatura controlada, usando leveduras pré- seleccionadas para o efeito. O engarrafamento efectua- se após a estabilização do vinho, sendo seguido de um estágio em garrafa. (soalheiro.pt)

 

Prova:

De cor amarelo claro, nariz caracteristico dos verdes elegantes, com  as notas citricas e de fruta tropical conjuntamente com toques florais. Na boca, acidez média/alta, com ligeiro "gás" inicial que desapareceu rapidamente. Corpo leve e de média intensidade, as notas florais e a fruta tropical a marcar presença. Bom equilibrio entre as castas. Final pouco persistente, num vinho branco leve, elegante que mostra que Alvarinho e Loureiro são duas castas que fazem uma bela equipa.  

 

Classificação: 15,5/20 

Preço: 3,99€ (Recheio)

Observações: Vivino: 3.9/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;