Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Altano Naturalmente Branco 2018

por Rui Sousa, em 31.05.20

altanobranco.jpg

Características do Vinho:

Tipo: Branco
Castas:  Malvasia Fina, Rabigato, Viosinho, Códega de Larinho e Moscatel Galego

Ano: 2018
Região: Douro
Data da Prova: 20 de Maio de 2020
Teor Alcoolico: 12,5%

Produtor: Symington Family Estates

 

Sobre o Vinho...

Os Altano brancos são feitos com algumas uvas de agricultores selecionados com vinhas em áreas de maior altitude, muitos dos quais nos forneceram por décadas. Após desengace e esmagamento suave das uvas, uma breve maceração pelicular permite otimizar a extração de compostos e precursores aromáticos desejáveis. A seguir à clarificação, o mosto é fermentado em cubas de inox, com temperatura controlada entre 14 e 16°C. Durante o período de envelhecimento que se segue evita-se o contato do vinho com oxigénio até ao engarrafamento, de modo a preservar os aromas primários. (https://pt.symington.com/brand/altano)

 

Prova:

Frescura e tropicalidade, com estas palavras posso definir este vinho branco. Este Douro branco surpreendeu pela vitalidade, frescura e sobretudo pelo boquet tropical que apresenta, com maracuja e citrinos a dominar e alguns toques de ananás. Bastante harmonioso na boca e com um final muito agradável e mediamente persistente. É realmente um bom vinho a um excelente preço, perfeito para um final de tarde num dia quente de verão. 

 

Classificação: 17/20 

Preço: 4,5€ (preço médio)

Observações:  Wine Enthusiast: 88/100;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d; Vivino: 3.8/5