Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Arvad Branco 2019

11.08.21 | Rui Sousa

Arvad_Branco-Rotulo-Frente.jpg

 

Características do Vinho:

  • Tipo: Branco
  • Castas: Alvarinho, Arinto e Sauvignon Blanc
  • Ano: 2019
  • Região: Algarve
  • Teor Alcoolico: 13%

Prova: 

  • Data: 04 de Agosto de 2021  
  • Por: Rui Sousa

Produtor: Soc. Agrop. Rio Arade

Enólogos: Bernardo Cabral

 

Sobre o Vinho...

A Arvad foi criada em 2016, numa propriedade nas margens do rio Arade, com vista para Silves. São nove hectares de terreno, exposto aos ventos de Norte, o que permite grandes amplitudes térmicas diárias. Um clima mediterrâneo com influência atlântica, complementado por um solo argiloso calcário e no qual se reúne o peso da história. Foi nesta região que se introduziu o vinho no território português, trazido do oriente por viajantes fenícios, fez raiz na zona de Silves, através da palavra da troca e descoberta, e se deu a beber num ritual, como prova de civilização. Arvad, outrora palavra para “refúgio”, que hoje se aplica ao cuidado e qualidade dos nossos vinhos, feitos quer de castas tintas como Alicante Bouschet, Touriga Nacional ou Cabernet Sauvignon, como das castas brancas, Alvarinho, Arinto e Sauvignon Blanc. Vindima manual, fermentado parte em depósito inox e 20% em barrica de carvalho Francês. (arvad.pt)

 

Prova:

Vindo directamento do extremo sul do país, este branco, abre com uma bela cor amarelo claro com laivos esverdeados. Nariz com boa fruta verde e citrinos conjuntamente com toques mais florais. Na boca, a acidez surge em média quantidade, agradável, com volume e corpo também em média intensidade. A fruta citrica verde permanece no palato agora com toques mais minerais. A espaços surge a tropicalidade e as notas vegetais da Sauvignon Blanc. Termina de forma média e o vinho no seu conjunto está muito, muito agradável. Mais um belo projecto do enólogo Bernardo Cabral, depois de já termos provado Vicentino e Terras de Lava. 

 

Classificação: 16,5/20 

Preço: 8,15€ (Cave Lusa)

Observações: Vivino: 4,1/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;