Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Beyra Riesling 2019

06.06.21 | Rui Sousa

Beyra_Riesling_2018_G.jpg

 

Características do Vinho:

  • Tipo: Branco
  • Castas: Riesling
  • Ano: 2019
  • Região: Beira Interior
  • Teor Alcoolico: 12.5%

Prova: 

  • Data: 01 de Junho de 2021  
  • Por: Rui Sousa

Produtor: Rui Roboredo Madeira 

Enólogos: Rui Roboredo Madeira

 

Sobre o Vinho...

É uma casta difícil e temperamental, uma casta que viaja mal e que revela tendência para uma adaptação difícil, florescendo exclusivamente em condições de terroir muito particulares, sem conceder favores, sobrepondo o seu génio e humor de forma quase ditatorial. Talvez por isso e por ter sido tão cobiçada, por ser uma casta de transposição difícil mas ao mesmo tempo de grande prestígio, muitos se tenham sentido tentados a usufruir do seu nome sem ter no entanto de passar pela dificuldade de a domar. Por isso é possível descobrir o seu nome na Welschriesling austríaca, na Laski Rizling da antiga Jugoslávia, na Olasrizling húngara, na Rizling Vlassky da República Checa, no Riesling Itálico italiano e no Riesling de Banat da Roménia, todas elas variedades que, apesar da semelhança fonética, nada têm a ver com o verdadeiro Riesling. O mesmo se passa nos Estados Unidos em que as castas Emerald Riesling, Missouri Riesling e Gray Riesling não têm relação directa com a casta de que tomam o nome. O mesmo se passa ainda com a Crouchen, uma casta francesa obscura que foi erroneamente nomeada como Riesling em algumas zonas da Austrália e África do Sul. (publico.pt)

 

Prova:

De cor amarelo claro com nuances verde limão, aromas de fruta tropical, ananás, melão, fruta branca e alguns citrinos. Na boca, de corpo leve e média intensidade, acidez viva em média/alta quantidade, com a mineralidade a sentir-se. A fruta branca continua a permanecer no conjunto. Alguns toques vegetais como caule e eucalipto dão forma ao conjunto. Termina de forma leve, vibrante e média intensidade. Belo branco mineral da Beira Interior.

 

Classificação: 16.5/20 

Preço: 10€ (preço médio)

Observações: Vivino: 4.3/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;