Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Casa do Escudo Reserva Tinto 2017

02.12.20 | Rui Sousa

20201202_222113.jpg

 

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas: não disponível

Ano: 2017
Região: Douro
Data da Prova: 28 de Outubro de 2020
Teor Alcoolico: 14%

Produtor: Calheiros Cruz

Enólogos: Anselmo Mendes e Fernando Guerra

Sobre o Vinho...

Situada no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares, a região estende-se por área total de cerca de 250 000 ha, estando dividida em três sub-regiões naturalmente distintas, não só por factores climáticos como também sócio - económicos. Antigamente, era apenas no Alto Douro que a cultura da vinha tinha grande expansão, sendo nessa altura a designação de ' Alto Douro ' adoptada pelos autores para se referirem à zona vinhateira que hoje é o Baixo e o Cima Corgo.

Com a reforma administrativa de 1936, a própria região do Alto Douro passou a ser designada por Baixo Corgo e Alto Corgo, servindo esta subdivisão também para diferenciar os vinhos produzidos numa ou noutra sub-região. A área de vinha assume maior importância no Baixo Corgo, onde ocupa cerca de 29,9% da área desta sub-região, que se estende desde Barqueiros na margem Norte e Borrô na margem Sul até à confluência dos rios Corgo e Ribeiro de Temilobos com o Douro. O Cima Corgo estende-se para montante até ao Cachão da Valeira, tendo menor importância a área cultivada de vinha. O Douro Superior prossegue até à fronteira com Espanha. (IVDP)

Região Demarcada do Douro

 

Prova:

De cor vermelho vivo, muito aberto nos aromas a se mostrar com muita energia, fruta vermelha com toques doces, como a baunilha. Na boca, acidez bem equilibrada transmitindo uma frescura interessante, os taninos surgem bem presentes, envolventes. A fruta vermelha continua presente, os aromas terciários mais discretos e com o alcool a se fazer notar. Apresenta um final pouco persistente, mas um vinho agradável, interessante e uma boa RQP.

 

Classificação: 16/20 

Preço: 3,5€ (Promoção PD)

Observações: Vivino: 3.2/5Wine Enthusiast: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d; 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.