Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Castello D'Alba Vinhas Velhas Tinto 2015

04.10.20 | Rui Sousa

CALBA_VINHASVELHAS_T_3.jpg

 

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas: Touriga Nacional (75%), Field Blend de vinhas velhas (25% - Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Francisca, Tinta Roriz, Touriga Franca e Souzão)

Ano: 2015
Região: Douro
Data da Prova: 22 de Setembro de 2020
Teor Alcoolico: 14,5%

Produtor: Rui Roboredo Madeira

 

Sobre o Vinho...

Uvas provenientes de vinhas plantadas no Douro Superior, a uma altitude média de 350 metros, as parcelas são escolhidas uma a uma em função da colheita, geralmente de vinhas com mais de 40
anos de idade, em geral plantadas em patamares com exposição predominante Nascente / Norte. Procuramos uma selecção de uvas que nos permita a obtenção de vinhos muito concentrados, muito aromáticos e ricos com grande capacidade de envelhecimento, de carácter gastronómico que representem bem o “terroir” do Douro Superior em toda a sua complexidade.

Recepção com desengace e esmagamento de imediato. Fermentação em cubas inox de 18 toneladas de capacidade, com curtimenta a cerca de 26ºC. Macerações intensas e prolongadas e fermentação maloláctica parcial em barricas de carvalho. Estágio durante 18 meses em barricas novas e usadas de carvalho francês. (ruimadeira.pt)

 

Prova:

Bom tinto douriense, nariz a se notar logo a touriga nacional, a fruta silvestre e notas florais (violetas) predominam. Na boca, apresenta uma frescura que preenche, tem boa acidez, taninos suaves mas que envolvem o palato. Consegue ainda sobressair as notas tostadas, toques adocicados a lembrar frutos secos e chocolate preto. Com um final médio e suave é sem dúvida uma boa escolha. 

 

Classificação: 17,5/20 

Preço: 9€

Observações: Vivino: 4.1/5Wine Enthusiast: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;