Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Cepa Pura Fernão Pires 2018

06.12.20 | Rui Sousa

fernaopires.jpg

Características do Vinho:

Tipo: Branco
Castas: Fernão Pires

Ano: 2018
Região: Lisboa
Data da Prova: 10 de Setembro de 2020
Teor Alcoolico: 12,5%

Produtor: Quinta do Montalto

Enólogos: Luis Mendes e Carlos Santos

Sobre o Vinho...

A Quinta do Montalto inicia suas atividades em 1880 e é pertencente à mesma família há 5 gerações. Possui na sua totalidade cerca de 50 hectares, entre vinhas, olivais, pomares e florestas, formando um magnífico mosaico na paisagem. Localizada no centro do país na região de Ourém, perto de Fátima, e com uma longa tradição vitivinícola, a Quinta do Montalto possui uma grande variedade de castas, sendo a Aragonez e a Fernão Pires as mais representativas das uvas tintas e brancas, respectivamente. (quintadomontalto.pt)
Os vinhos de Fernão-Pires devem ser bebidos jovens. Sensível às geadas, prefere os solos férteis, de clima temperado ou quente. Os descritores aromáticos que lhe estão associados alternam entre a lima, limão, ervas aromáticas, rosa, tangerina e laranjeira. Para além de Portugal, a casta Fernão-Pires tem sido plantada com algum sucesso na África do Sul e Austrália. (vinha.pt)

 

Prova:

De cor amarelo muito esverdeada, nariz doce, com fruta citrica e branca. Na boca, acidez muito bem controlada, fruta branca madura, com toques de mel, frutos secos, noz e amêndoa. No conjunto ainda há a realçar uma untosidade que liga bem com a fruta e acidez, acabando por acrescentar alguma complexidade ao vinho. Final pouco persistente, mas um branco monocasta muito interessante.

 

Classificação: 16,5/20 

Preço: 7,5€ 

Observações: Vivino: 3.7/5Wine Enthusiast: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d; 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.