Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Diálogo 2020

24.05.22 | Rui Sousa

niepoort-dialogo-tinto-2020.png

Características do Vinho:

  • Tipo: Tinto
  • Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Amarela, Tinta Roriz
  • Ano: 2020
  • Região: Douro
  • Teor Alcoolico: 13.5%

Prova: 

  • Data: 21 de Fevereiro de 2022  
  • Por: Rui Sousa

Produtor: Niepoort Vinhos SA

Enólogos: Dirk Niepoort

 

Sobre o Vinho...

O ano vitícola de 2020 caracterizou-se pela sua heterogeneidade, um Inverno chuvoso seguido de uma Primavera bastante moderada fez com que a videira se desenvolvesse bastante bem, terminando com um junho bastante fresco o que atrasou esse desenvolvimento vegetativo. O mês de Julho foi austero, bastante quente, o mais quente desde 1931, com 3 períodos de ondas de calor, causando perdas por escaldão nas vinhas.

A vindima começou nas primeiras semanas de Agosto nas zonas mais quentes e terminou nas cotas mais altas no final de Setembro. De um modo geral o ano de 2020 foi bom para vinhos tintos num perfil mais encorpado, com bastante cor e taninos. Após o transporte para a Quinta de Nápoles as uvas foram cuidadosamente desengaçadas para uma cuba de inox onde fermentaram a uma temperatura controlada durante cerca de uma semana. Uma parte do lote estagia em barricas de carvalho francês enquanto que o restante mantem-se no Inox durante cerca de 6 meses. (Niepoort-vinhos.com)

 

Prova:

De cor ruby a demostrar toda a sua juventude, o vinho surge fresco e cheio de fruta vermelha. Na boca, a frescura predomina, com boa fruta vermelha associada a notas mentoladas e florais. Taninos médios e sedosos, o vinho tem volume médio e corpo agradável que provavelmente até consegue ter andamento para umas conversas nocturnas e prolongadas. Termina de forma pouco persistente ficando a sensação que foi demasiado breve. Tinto muito equilibrado e muito consensual na prova, sem defeitos e sem dúvida para repetir.

 

Classificação: 16/20 

Preço: € (Provado no Restaurante Abrigo do Pastor - Ilha da Madeira)

Observações: Vivino: 3.8/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;