Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Dona Vitória Grande Escolha Tinto 2019

28.12.20 | Rui Sousa

dona-vitoria-grande-escolha.jpg

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet e Aragonez

Ano: 2019
Região: Alentejo
Data da Prova: 10 de Dezembro de 2020
Teor Alcoolico: 13,5%

Produtor: Monte da Ravasqueira

Enólogos: Pedro Pereira Gonçalves e Vasco Rosa Santos

Sobre o Vinho...

No dia 4 de setembro de 1913, D. Vitória casou-se com D. Manuel II, o recém deposto Rei de Portugal. Estando o rei exilado em Inglaterra, D. Augusta Vitória nunca recebeu oficialmente o título de rainha. Em homenagem à “última rainha de Portugal” e ao museu de atrelagens da Sociedade Agrícola D.Diniz, nascem vinhos que combinam a genuinidade dos vinhos tipicamente alentejanos, com a modernidade desta que poderia ter sido rainha de Portugal. 

Com as uvas vindimadas manual e mecanicamente, a vinificação foi efectuada sem esmagamento e com desengace total, com leve maceração carbónica a baixas temperaturas, e fermentação a 30ºC. Estágiou 8 meses em barricas de carvalho francês. (ravasqueira.com)

 

Prova:

Que boa surpresa. Perfil algo diferente, mas a conseguir manter uma elegância conjuntamente com um bom corpo, um belo Alentejano. De cor rubi muito escuro, surge logo no nariz com boa fruta vermelha e notas doces acompanhadas a espaços com algum floral, a mostrar que não é só potência. Na boca, apresenta taninos robustos, muito envolventes, consegue manter a frescura apesar da acidez muito baixa. Consegue-se sentir o Cabernet e as suas notas mais vegetais, mas sem marcar muito o bouquet. As notas de madeira, como tostados, baunilha, cacau com fruta madura, mais fruta preta, a lembrar compotas de amoras. Tem um final de persistência mediana. Boa relação preço qualidade. 

 

Classificação: 17/20 

Preço: 4,99€ (Promoção PD)

Observações: Vivino: 3.9/5Wine Enthusiast: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;