Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Folgasão Maçanita 2019

29.07.22 | Rui Sousa

vinho-branco-folgasao-2019.jpg

 

Características do Vinho:

  • Tipo: Branco
  • Castas: Folgasão ou Terrantez
  • Ano: 2019
  • Região: Douro
  • Teor Alcoolico: 11.5%

Prova: 

  • Data: 17 de Junho de 2022  
  • Por: Rui Sousa

Produtor: António Maçanita

Enólogos: António e Joana Maçanita

 

Sobre o Vinho...

Não é fácil acompanhar a diversidade das castas portuguesas, são no total mais de 250 e mais complicado fica quando mudam de nome entre regiões. O Folgasão foi daqui para as ilhas de Zarco, e lá ganhou fama como Terrantez. Este é esse Terrantez que é o Folgasão do Douro, em altitude e que mostra um lado puro, mineral e fresco da casta. Um Folgasão como nunca o provámos. Um Folgasão que não é da Joana nem do António. É o Folgasão dos dois!! 

As uvas são colhidas à mão e transportadas em caixas de 18 kg. Na adega, prensa di recta de cacho inteiro, fermentação a 14 graus em cuba de inox. Estágio 6 meses em inox. (maçanita.com)

 

Prova:

Do ano de 2019, mas em grande forma, o vinho surge de cor amarelo claro, nariz com muita fruta tropical e de fruta com carroço. Na boca, acidez perfeita, muito fresco e com a fruta em grande plano. O vinho na boca, ganha outro nível, com um bom volume e bom corpo para um vinho branco. Macio mas ao mesmo tempo vivo, provavelmente associado à acidez e à sua mineralidade. A fruta continua sempre em grande nível, com destaque para a fruta tropical. O vinho na mesa, ganha personalidade porque carisma já o tem. Há qualquer coisa que nos agarra ao vinho. Termina de forma média/longa, sempre em alto nível. Provavelmente o melhor branco duriense monovarietal provado. Que pena existir tão poucos produtores a apostar nesta casta, tanto no Douro, no Dão ou na Ilha da Madeira. 

 

Classificação: 17/20 

Preço: 19€ (Preço online)

Observações: Vivino: 4.2/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;