Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Fuga Reserva Tinto 2019

24.04.22 | Rui Sousa

937772_1.jpg

Características do Vinho:

  • Tipo: Tinto
  • Castas: Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz
  • Ano: 2019
  • Região: Dão
  • Teor Alcoolico: 14%

Prova: 

  • Data: 28 de Janeiro de 2022  
  • Por: Rui Sousa

Produtor: Casa Passarella

Enólogos: 

 

Sobre o Vinho...

"NUNCA SE SABERÁ SE FOI O CLIMA, SE FOI A TERRA.

Se foi o talento das pessoas que por cá passaram e das suas apaixonantes histórias e personalidades. Ou se terá sido, pura e simplesmente, sorte. Aquela mesma sorte que fez com tudo isto se encontrasse, no mesmo lugar, na altura certa, como uma benção de planetas alinhados, de Sol e chuva e da curiosidade dos homens. Uma coisa porém é certa. Silenciosa e imponente, a velha montanha tem assistido ao nascimento de grandes vinhos neste pedaço de terra do Dão que tem a seus pés. E se para ela um século e meio é quase nada, no tempo dos homens muita coisa aconteceu desde que a primeira vinha foi plantada e a primeira pedra da Casa foi colocada, algures pelas últimas décadas do século XIX.

Atravessadas por tempos de guerra e paz, partidas e chegadas, esplendor e esquecimento, as terras da Passarella viram história a ser escrita - por muitos e talentosos autores, mas sempre com o seu sangue: o vinho. 

Talvez as lendas não existam e sejam afinal verdade. Talvez a história, de facto, se repita. Ou, pura e simplesmente, talvez a sorte continue do nosso lado. Seja como for, com a terra como página em branco, vamos continuar a escrever as nossas linhas, colheita após colheita.
Da mesma forma que o Dão é lendário, tanto pelas suas memórias como pela aparente naturalidade em produzir néctares que os homens não esquecem, a Casa da Passarella volta a colocar o seu nome nas bocas do Mundo – que, na nossa humilde opinião, é precisamente onde devem estar os grandes vinhos." (casadapassarella.pt)

 

Prova:

De intensidade média, este vinho surge com aromas a frutos vermelhos e toques mais vegetais. Na boca a fruta vermelha como o morango vivo e fresco aparece casado com uma boa frescura. Acidez média e taninos leves com alguma adstringência. De estrutura média /leve, o vinho mantem-se elegante e simples. Termina de forma pouco persistente. Um bom exemplar do Dão fresco da Serra da Estrela.        

 

Classificação: 15.5/20 

Preço: 8.99€ (promoção pingo doce)

Observações: Vivino: 3.8/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;