Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

GA Tinto 2018

25.02.21 | Rui Sousa

GA_-DOC-_cork-_tt-297x1024.jpg

 

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas: Moreto, Aragonez e Trincadeira

Ano: 2018
Região: Alentejo
Data da Prova: 13 de Janeiro de 2021
Teor Alcoolico: 14%

Produtor: Encostas do Alqueva

 

Sobre o Vinho...

A casta Moreto é ainda uma das principais castas dos encepamentos tintos do Alentejo (tendência para baixar a sua representatividade), nomeadamente nas sub-regiões vitícolas da Granja-Amareleja, Borba, Redondo e Reguengos. Casta produtiva, de maturação tardia, com baixos teores de açúcares, pelo que é geralmente a última casta a ser vindimada. Casta de elevada robustez e produtividade, indicada para zonas de calor extremo. (vinha.pt) 

Pisa mecânica, fermentação alcoólica em ânforas de 10 toneladas com controlo de temperatura e curtimenta completa. Estágio de 8 meses em cascos de carvalho.

 

Prova:

Apresenta-nos de cor violenta, nariz com boa fruta preta madura. Na boca, a fruta preta permanece e surgem os taninos envolventes. A acidez está média/baixa, tem um corpo médio com as notas leves de madeira como as especiarias e a canela, a pontuar a prova. Termina com final pouco persistente. Está um vinho leve, algo fresco, macio e agradável. Uma boa RQP, e um blend interessante, sem a marcante touriga nacional.

 

Classificação: 16/20 

Preço: 3,99€ (Promoção PD)

Observações: Vivino: 3.8/5Wine Enthusiast: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;