Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Humus Rosé Pet-Nat 2020

07.06.22 | Rui Sousa

e_pt_humus_pn_rose.jpg

Características do Vinho:

  • Tipo: Rosé
  • Castas: Touriga Nacional e Castelão
  • Ano: 2020
  • Região: Lisboa
  • Teor Alcoolico: 11%

Prova: 

  • Data: 24 de Abril de 2022  
  • Por: Rui Sousa

Produtor: Encosta da Quinta

Enólogos: 

 

Sobre o Vinho...

Quinta do Paço é uma propriedade familiar, com um total de vinte hectares, dez dos quais dedicados à vinha e orgânicos certificados. Esta Quinta é a casa de Rodrigo Filipe e dos seus vinhos Humus. Rodrigo é um dos produtores de vinho natural pioneiros e mais experimentais e excitantes em Portugal. A adega está localizada na região demarcada de Óbidos, entre o Oceano Atlântico e a Serra dos Candeeiros. Fermentação em barrica. Vai para a garrafa cerca de 1 mês depois da vindima onde termina a fermentação.

 

Prova:

De aparência turva, este rosé espumante, surge algo tímido, exatamente com o mesmo espírito do provador no ínicio da prova. Passado as primeiras apresentações e timidez habitual, a nossa conversa começou a fluir suavemente e de côr entre o rosa e o salmão, com lágrima rápida, de intensidade média/alta surgem as notas vermelhas, cerejas, groselha, juntamente com os citrinos. Na boca apresenta, acidez média/alta, meio seco e subtil adstringência que desvanece com o tempo. A fruta de arvore também aparece acompanhada com notas vegetais como terra molhada, relva cortada e algum chá seco. Termina de forma média/baixa num corpo leve mas muito agradável. É sem dúvida um vinho interessante, que vem acrescentar uma nova forma de ver os vinhos espumantes. Boa escolha. 

 

Classificação: 16/20 

Preço: +/- 10€ (Beira Bio)

Observações: Vivino: 4.2/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;