Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Humus Tosco 2018

22.02.21 | Rui Sousa

t_pt_humus_tosco_2018.jpg

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas: Touriga Nacional, Castelão

Ano: 2018
Região: Lisboa
Data da Prova: 05 de Janeiro de 2021
Teor Alcoolico: 12,5%

Produtor: Encosta da Quinta

 

Sobre o Vinho...

Os vinhos Humus são produzidos na Quinta do Paço, propriedade familiar desde há muito ligada ao vinho. Situada na região demarcada de Óbidos, entre o Oceano Atlântico e a Serra dos Candeeiros, desfruta de condições de solo e clima únicas, difíceis, mas também desafiantes e que permitem elaborar vinhos frescos, com capacidade de guarda, elegância e personalidade. As vinhas não se estendem a perder de vista. São pequenas e cuidadas, 10 hectares, cultivados em agricultura biológica. As uvas tintas, são o Castelão, Camarate, Touriga Nacional, Syrah e Tinta Barroca. A vindima, normalmente entre o final de Setembro e Outubro, sempre à espera do momento certo para cada casta, é feita à mão e com uma escolha criteriosa das uvas. Os tintos fermentam em pequenas cubas inox, estagiando depois em barricas usadas. Não se cola nem filtra. Nada é adicionado ao vinho além de uma pequena quantidade de sulfuroso, sendo que nos últimos anos e perseguindo essa vontade de intervir o mínimo, deixou-se mesmo de o usar em alguns dos vinhos. Então, encontramos ainda mais pureza, prazer e autenticidade. (simplesmentevinho.com)

 

Prova:

De cor rubi carregado, nariz pouco expressivo, com notas vegetais e húmidas a marcar. Na boca, leve, pouco encorpado, baixa acidez, notas de azeitonas pretas a surgir logo no inicio, e as notas mais doces, como geleia de marmelo e compota de morango a preencher o palato. Termina de forma pouco persistente, mas é sem dúvida um vinho leve, diferente, muito agradável, muito gastronomico, e a lembrar alguns vinhos "vintage" que se faziam no nosso pais. É um vinho jovem que nos faz recordar os antigos.

 

Classificação: 17/20 

Preço

Observações: Vivino: 3.9/5Wine Enthusiast: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;