Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Jaen Quinta do Perdigão 2013

31.07.22 | Rui Sousa

1596207776.1059.jpg

Características do Vinho:

  • Tipo: Tinto
  • Castas: Jaen
  • Ano: 2013
  • Região: Dão
  • Teor Alcoolico: 13%

Prova: 

  • Data: 10 de Julho de 2022  
  • Por: Rui Sousa

Produtor: Quinta do Perdigão

Enólogos: José Perdigão, Mafalda Perdigão

 

Sobre o Vinho...

Distinguidos pela Wine Opus entre as 4.000 melhores adegas do mundo, somos a quinta mais premiada da Região Demarcada do Vinho do Dão desde 1999. Preocupamo-nos em respeitar a terra e produzir pequenas quantidades de vinho de alta qualidade, em apenas 7 hectares (17 acres) de vinha biológica a 365m de altitude sobre o Rio Dão, que dá o nome à região vitivinícola mais antiga de Portugal. Vinho multipremiado, de grande personalidade, frescura e mineralidade granítica. Tintos esplendorosos de Alfrocheiro e Touriga-Nacional, Tempranillo e Mencia, rosés sérios e brancos luminosos de Encruzado. Cada garrafa é numerada, com rótulos e contra-rótulos que são obras de arte cobiçadas pelos enófilos. (quintadoperdigão.com)

 

Prova:

Que belo vinho!! De cor entre o ruby e o violeta, nariz de fruta vermelha madura e ligeiros toques mais vegetais/florais. Na boca, muito guloso, com taninos redondos, envolventes em acidez média baixa e corpo médio. A fruta vermelha e preta mais as notas vegetais e florais, sempre a direccionar para as notas de floresta bem equilibradas, a fazer referência que este vinho não tem pressa para ser bebido. De facto, com um final longo, macio e guloso, este Jaen, é uma preciosidade que merece ser provado em que acabe. E abriu o apetite para provar a restante gama de monovarietais. Provem, apreciem que vale bem a pena... Viva ao Dão!!!

 

Classificação: 17,5/20 

Preço: 8.95€ (Cave Lusa)

Observações: Vivino: ; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;