Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Monólogo Arinto P24 2017

29.08.21 | Rui Sousa

monologo_arinto_2015_1_0.jpg

 

Características do Vinho:

  • Tipo: Branco
  • Castas: Arinto
  • Ano: 2017
  • Região: Verdes
  • Teor Alcoolico: 13,5%

Prova: 

  • Data: 11 de Agosto de 2021  
  • Por: Rui Sousa

Produtor: A&D Wines 

Enólogos: 

 

Sobre o Vinho...

É uma casta versátil, presente na maioria das regiões vitícolas portuguesas, sendo reconhecida pelo nome Pedernã na região dos Vinhos Verdes.Proporciona vinhos vibrantes e de acidez viva, refrescantes e com forte pendência mineral, e elevado potencial de guarda. A acidez firme será o principal cartão-de-visita da casta Arinto, garantindo-lhe a adjectivação de casta “melhorante” em muitas regiões portuguesas. Se em Bucelas a casta atinge o zénite, é no Alentejo e Ribatejo que a sua assistência é mais frutuosa, pelo aporte de acidez tão indispensável e difícil de obter. Apresenta cachos de tamanho médio, compactos e com bagos pequenos. É uma casta relativamente discreta, sem aspirações particulares de exuberância, privilegiando os apontamentos de maçã verde, lima e limão. É frequentemente utilizada na produção de vinhos de lote e também de vinho espumante. (vinha.pt)

 

O Monólogo Arinto é um vinho monocasta produzido com uvas da parcela P24 da Quinta de Santa Teresa, com recurso a práticas de agricultura sustentável. Esta propriedade encontra-se em conversão para produção biológica. Receção das uvas na adega em caixas de 24kgs. Seleção manual seguida de desengace e maceração pelicular. Prensagem pneumática suave. O mosto fermentou em cubas de inox a baixa temperatura. Estabilização e filtragem ligeira. Não foi utilizado nenhum tipo de derivado animal no processo de vinificação tornando este vinho adequado para consumidores vegan. Um cuidado especial foi tido na vinificação, minimizando qualquer intervenção, com o propósito de produzir um vinho natural, que exprima as particularidades das parcelas de vinha, castas e clima. Engarrafado em Fevereiro de 2018. (andwines.pt)

 

Prova:

De cor amarelo, este branco surge docilmente ao nariz com fruta citrica e verde. Na boca, acidez domada, não surge muito exuberante, as notas de fruta cítrica, como limão maduro enchem o palato. De corpo médio e de leve intensidade este branco, surpreende pela harmonia entre a acidez, corpo e intensidade. A toques surgem algumas notas mais tropicais e vegetais. Termina de forma média. Que belo vinho branco!

 

Classificação: 17/20 

Preço: 7.29€ (Cave Lusa)

Observações: Vivino: 3.8/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;