Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Monólogo Avesso P67 2019

04.08.21 | Rui Sousa

monologo_avesso_2015_1_0_0_0_0.jpg

 

Características do Vinho:

  • Tipo: Branco
  • Castas: Avesso
  • Ano: 2019
  • Região: Verde
  • Teor Alcoolico: 13%

Prova: 

  • Data: 28 de Julho de 2021  
  • Por: Rui Sousa

Produtor: A&D Wines

Enólogos: 

 

Sobre o Vinho...

O Monólogo Avesso P67 é um vinho monocasta produzido na Quinta de Santa Teresa, proveniente das vinhas da parcela P67, com recurso a práticas de agricultura sustentável e biológicas. A casta Avesso é a casta nativa de Baião. Encontra nesta região a sua expressão de excelência, com um clima de transição entre o clima atlântico típico do Vinho Verde e o clima continental do Douro, esta casta tem então a oportunidade de atingir de forma equilibrada níveis completos de maturação, resultando em vinhos complexos, delicados e de grande longevidade. Receção das uvas na adega em caixas de 24kgs. Seleção manual seguida de desengace, maceração pelicular e prensagem pneumática suave. O mosto fermenta em cubas de inox a baixa temperatura. Estabilização e filtragem ligeira. Não é utilizado nenhum derivado animal no processo, sendo este vinho adequado para consumidores vegan. Um cuidado especial foi tido na vinificação, minimizando qualquer intervenção, com o propósito de produzir um vinho que exprima bem as particularidades das uvas e do terroir. Engarrafado a Março de 2021. (andwines.pt)

A casta avesso é uma variedade autóctone da região dos Vinhos Verdes, a casta Avesso tem habitat tradicional na sub-região de Baião (Baião, Cinfães e Resende, no limite com a região do Douro, aqui delimitada pelo rio Teixeira). Aqui, é também conhecida como Borral, Bornal ou Borraçal Branco. Jancis Robinson chama-lhe Jaen Blanco de Andalucia. O Vitis International Variety Catalogue atribui-lhe a sinonímia de Cayetana Blanca (esta, ao que parece, transmitiu o seu pedigree a uma grande variedade de castas ibéricas, incluindo as nossas Gouveio, Síria, Antão Vaz e Rabo de Ovelha). A Avesso tem conhecido, nos últimos tempos, expansão substancial para sub-regiões contíguas, como Amarante, Paiva e Sousa. Fruto desse crescimento, é expectável que a mancha de Avesso no Minho supere já os cerca de 800 ha de que os últimos registos davam conta. E porquê este crescimento de uma casta até há pouco estimada apenas por técnicos, enólogos e alguns apreciadores? Casta de maturação precoce, apresenta rendimento médio, que pode ir das 6 às 20 toneladas por hectare (em casos mais excecionais). Dá-se melhor em solos graníticos e secos. Gera vinhos com reduzido teor alcoólico e apresenta uma acidez natural média a elevada que, em certas condições de vindima temporã, pode superar os 9 gr./lt. Ou seja, vinhos pouco alcoólicos e bem frescos, que vão de encontro à procura atual do mercado. (revistadevinhos.pt)

Prova:

Branco verde da sub-ragião de Baião, e que belo verde! De cor amarelo ligeiramente claro, nariz com belas notas de fruta branca e alguns citrinos, juntamente com notais florais. Na boca, acidez média/baixa muito equilibrada, (quase) perfeita, muito harmonioso este vinho, a fruta mantem-se em belo plano, com a fruta branca e de carroço com alguns toques mais tropicais. Corpo e volume de média intensidade a mostrar que os verdes também têm brancos com algum "músculo". Termina de forma média e este vinho não está de todo do "avesso", bem pelo contrário, está muito apetitoso, simpático e apropriado para esta época. 

 

Classificação: 16,5/20 

Preço: 7,29 € (Cave Lusa)

Observações: Vivino: 3.9/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d; 

imagem da garrafa - andwines.pt