Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Quinta da Palmirinha Loureiro 2018

13.12.20 | Rui Sousa

bVSvVs4HRninCewlKW_4Bw_pb_x960.jpg

 

Características do Vinho:

Tipo: Branco
Castas: Loureiro 

Ano: 2018
Região: Vinho Verde
Data da Prova: 27 de Novembro de 2020
Teor Alcoolico: 11,5%

Produtor: Quinta da Palmirinha

 

Sobre o Vinho...

Quinta da Palmirinha é uma vinha situada no vale do Sousa, concelho de Felgueiras, com 3 ha de superfície. Foi reestruturada em 1994 e replantada com as castas regionais, Azal, Loureiro e Arinto. O sistema de condução é em cordão simples ascendente e compasso de 3 x 2.5 metros. A vinificação é feita em adega da quinta, com equipamento semi automático. As fermentações decorrem lentamente, com controlo de temperatura; não se utilizam enzimas, nem leveduras exógenas. São vinhos muito frescos e aromáticos e, acima de tudo, muito naturais. (virguwines.com)

 

Prova:

Que grande vinho verde e monovarietal da casta Loureiro. Esta casta é provavelmente a maior surpresa deste ano. De cor amarelo dourado, este verde, surge muito frutado, com as notas citricas bem presentes e com toques mais doces. Na boca, acidez perfeita, mantém frescura mas com notas mais doces, tipo marmelada. O conjunto é muito interessante, complexo, com notas mais minerais a surgir em conjunto com algum vegetal, tipo palha seca. Remete-nos para os vales do rio (frescura), mas não deixa de transmitir o "calor" do prado seco, caracteristico do verão no campo (vegetal). Termina com um final muito bom, médio persistente, e a revelar que o vinho apesar de verde, consegue manter uma estrutura muito boa. A curiosidade leva-me a querer repetir este vinho com mais uns anos de evolução.

Classificação: 17,5/20 

Preço: € 

Observações: Vivino: 3.6/5Wine Enthusiast: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;