Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Quinta das Murças Assobio Branco 2019

21.02.21 | Rui Sousa

05_Assobio_Branco_2019_Destaque-224x1000.jpg

Características do Vinho:

Tipo: Branco
Castas: Verdelho, Gouveio, Viosinho, Rabigato, Códega do Larinho

Ano: 2019
Região: Douro
Data da Prova: 30 de Dezembro de 2020
Teor Alcoolico: 12,5%

Produtor: Esporão

Enólogos: José Luis Moreira da Silva e David Baverstock.

Sobre o Vinho...

Foi um ano seco, em que apesar de terem ocorrido grandes oscilações, a temperatura média e precipitação ocorrida foram mais baixas que habitual. Com excepção do mês de Julho, onde se verificaram duas ondas de calor, o Verão foi ligeiramente mais fresco, permitindo um ciclo de maturação mais longo das uvas, que contribuiu para uma boa maturação fenólica, preservação da acidez e bom estado sanitário. Iniciamos a vindima das uvas brancas no dia 20 de Agosto.

Vindima manual, mesa de selecção, prensagem pneumática, fermentação alcoólica com temperaturas controladas (12º a 14ºC). Vinhas em solos xistosos e graníticos, com cerca de 15 a 20 anos. Fermentação em cubas de inox sobre borras finas.

 

Prova:

De cor amarelo claro, muito fresco e floral. Apresenta notas suaves de limão, toranja e alguns toques mais tropicais, como o ananás. Na boca, o floral comanda, acidez surge média, a bom nível, a transmitir leveza e frescura. Termina com um final pouco persistente. Mais um branco novo do Douro, dos grandes produtores (Symington, Sogrape, JPR, Esporão) e fiquei com a impressão que este é o menos expressivo, brilha ligeiramente menos do que os seus companheiros de armas. 

 

Classificação: 15,5/20 

Preço

Observações: Vivino: 3.6/5Wine Enthusiast: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;