Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Quinta dos Castelares Reserva 2018

24.05.22 | Rui Sousa

reserva_tinto.jpg

Características do Vinho:

  • Tipo: Tinto
  • Castas: Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional
  • Ano: 2018
  • Região: Douro
  • Teor Alcoolico: 14,5%

Prova: 

  • Data: 08 de Abril de 2022  
  • Por: Hélder Gonçalves

Produtor: 

Enólogos: Casa Agrícola Manuel Joaquim Caldeira

 

Sobre o Vinho...

As uvas que dão origem a este vinho são um “field blend” de vinhas velhas plantadas em socalcos à beira Douro, combinadas com uvas das vinhas mais altas da Quinta dos Castelares, em Freixo de Espada à Cinta, no Douro Superior, a uma altitude entre os 500-600 metros. Com o objectivo de obter o equilibrio necessário a um vinho que queremos encorpado, mas com perfil elegante. Solos de xisto, vinha em socalcos com orientação dominante Norte-Nascente. Vindima manual. Desengace total seguido de esmagamento. As uvas são fermentadas por castas e por parcela de vinha, com o objectivo de fazer a selecção que permita um melhor resultado final. Fermentação em cubas inox de pequena capacidade, a uma temperatura de 24ºC. Maceração controlada e suave, com o objetivo de obter vinhos concentrados, aromáticos e elegantes. Estágio de 12 meses em barricas de carvalho Francês (2/3) e Americano (1/3). (castelares.com)

 

Prova:

De bela cor ruby e com lágrima média, o vinho surpreende logo de início. Na boca, surge em primeira a mão algumas notas vegetais acompanhadas com  os frutos silvestres e fruta vermelha. De intensidade média/alta e encorpado, o vinho ganha volume com as notas terciárias, como a baunilha, especiarias e caramelo. Termina de forma persistente e aqui encontramos um belo vinho do Douro a fazer frente a um qualquer tinto do novo mundo.  

 

Classificação: 17/20 

Preço: € (Provado em Adega do Pomar)

Observações: Vivino: 4.2/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d; 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.