Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Ribeiro Santo Rabo-Ovelha 2020

04.01.25 | Rui Sousa

ribeiro-santo-rabo-de-ovelha.jpg

Características do Vinho:

  • Tipo: Branco
  • Castas: Rabo-de-Ovelha
  • Ano: 2020
  • Região: Dão
  • Teor Alcoolico: 13,5%

Prova: 

  • Data: 25.12.2024 
  • Por: Dieter Pereira

Produtor: Ribeiro Santo

Enólogos: 

 

Sobre o Vinho...

O Rabo de Ovelha é uma casta oriunda da região do Alentejo, que apresenta uma cacho redondo com bagos verdes ovais. É uma casta de maturação média muito utilizada nos blens de vinhos brancos do Alentejo. O Rabo de Ovelha apresenta uma boa acidez, mas quando vindimada tarde, produzem vinhos de elevada graduação. A casta Rabo de Ovelha também se encontra plantada em menor densidade nas regiões do Douro e nos Vinhos Verdes. (macanita.com)

Circundada por um ribeiro onde a água corria todo ano mesmo em anos muito secos, passou a ser apelidada pelo Padre por Quinta do Ribeiro Santo. Foi adquirida pela família de Carlos Lucas em 1994, que replantou de imediato as suas vinhas, dando início à produção do seu primeiro vinho engarrafado com marca própria, no ano 2000. A Magnum-Carlos Lucas Vinhos foi fundada em 2011, em Carregal do Sal, e está intrinsecamente ligada ao produtor e enólogo que lhe dá o nome e à Quinta do Ribeiro Santo, onde tem a sua sede e instalações de vinificação (garrafeiranacional.com) 

Vindima manual. Uvas provenientes de uma vinha velha de Rabo-de-Ovelha com mais de 40 anos. Desengace total e prensagem. Seleção do mosto de uva e decantação a baixa temperatura. Fermentação em cuba de inox com leveduras indígenas. Este vinho não tem estágio em barrica. (cavelusa.pt)

 

Prova:

De cor amarelo esverdeado, nariz fresco logo com notas citricas. Na boca, apresenta-se seco, mas agradável a frescura continua a povoar também o palato. Notas citricas enchem a boca, com toques de alguma oleosidade/cremosidade no conjunto. Termina de forma pouco persistente. Belo exemplar de uma casta "esquecida" no Dão mas presente em várias outras regiões do nosso país.

 

Classificação: 17,5/20 

Preço: 11,49€ (cavelusa.pt)

Observações: Vivino: n/d; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;