Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Soalheiro Sauvignon Blanc & Alvarinho 2022

14.04.24 | Rui Sousa

Soalheiro-Sauvignon-Blanc-Alvarinho-2023-compress-

Características do Vinho:

  • Tipo: Branco
  • Castas:  Sauvignon Blanc, Alvarinho
  • Ano: 2022                                                                                                             
  • Região: Verdes (Sub-Região de Melgaço)
  • Teor Alcoolico: 12,5%

Prova: 

  • Data: 11 de Abril de 2024                                                                                                           
  • Por: Rui Sousa

Produtor: Soalheiro

Enólogos: 

 

Sobre o Vinho...

Os terroirs da nossa região têm uma enorme variedade e potencial que ainda não está completamente explorada. Este Soalheiro mostra a beleza do Alvarinho de Monção e Melgaço, onde beneficia dos dias quentes e noites frias. É também uma excelente expressão do Sauvignon Blanc com influência atlântica, estando estas vinhas localizadas na zona atlântica da região do Minho, onde o Sauvignon Blanc beneficia de um clima fresco e dos solos graníticos, evitando a sobrematuração. As uvas são vindimadas à mão e prensadas, com posterior decantação feita com suavidade. Sauvignon Blanc e Alvarinho fermentam a baixa temperatura em cubas de inox separadas, antes do blend. Esta prática permite obter um vinho simultaneamente aromático, com as notas vegetais do Sauvignon Blanc, e com um fim de boca mineral, alcançado através da estrutura do Alvarinho. (Soalheiro.com)

 

Prova:

De cor muito clara, a lembrar mais os sauvignon do que os nossos alvarinhos, nariz agradável em que nota logo o lado mais vegetal e as frutas brancas. Na boca, o lado vegetal continua a prevalecer, mas num conjunto muito equilibrado. A fruta aqui surge em maior força e mais variada, onde além da fruta branca, notas mais doces, como pessêgo e algum ananás a surgir. Acidez no ponto, fresco e muito gastronómico, mantendo uma invejável estrutura ao longo da "prova". Termina de forma média, fresca e muito agradável. Mais uma boa escolha da Soalheiro!!

 

Classificação: 17,5/20 

Preço: 11€ (Lidl)

Observações: Vivino: 4.2/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;