Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

Grandes amigos que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Terras do Demo Pinot Noir Blanc de Noir 2018

02.05.21 | Rui Sousa

media.jpg

 

Características do Vinho:

  • Tipo: Espumante
  • Castas:  Pinot Noir
  • Ano: 2018
  • Região: Távora-Varosa
  • Teor Alcoolico: 12%

Prova: 

  • Data: 12 de Abril de 2021                                                                                                             
  • Por: Rui Sousa

Produtor: Cooperativa Agrícola Do Távora

Enólogos: 

 

Sobre o Vinho...

Considerada por muitos como a casta que origina os mais elegantes e sofisticados tintos do mundo, em particular na Borgonha, a Pinot Noir é, no entanto, uma uva muito difícil e particularmente exigente quanto ao clima, solos, práticas vitícolas e enológicas. Num país como Portugal é quase imprevisível, evidenciando grande variabilidade de colheita para colheita. Pinot Noir gosta de solos calcários, clima frio e amadurecimento lento para reter melhor o aroma, caráter e seu frescor. Carlos Campolargo concorda que solos com maior incidência de calcários mostram melhor aptidão para o Pinor Noir, especialmente parcelas em encostas suaves e bem drenadas, sobretudo as que estão viradas ao norte e para o nascente. A casta demonstra uma variação tremendamente ampla de aromas, sabores e texturas. Vinhos provenientes de um clima excessivamente frio ou safras com deficiência de incidência solar, quando as uvas não atingem um nível de maturação adequada, podem apresentar características herbáceas, incluindo notas de alecrim, pimenta branca, beterraba e chá verde. À medida que o clima aquece, os vinhos mostram delicados aromas de frutos vermelhos como framboesas, morangos, cerejas e nuances florais como pétalas de rosa e violeta. (grandesescolhas.pt)

 

Prova:

De cor amarelo claro, este espumante surge com boas notas citricas, apesar de não muito expansivo nos aromas. Na boca, tem bolha fina e persistente, intensidade média/alta, acidez média e muito bem equilibrada e uma untuosidade que acaba por resultar muito bem no conjunto. O vinho tem um final médio/persistente, muito agradável e uma excelente proposta da Cooperativa Agrícola do Távora vendida exclusivamente nas lojas do grupo Sonae.

 

Classificação: 17/20 

Preço: 12€ (preço médio)

Observações: Vivino: 4.3/5; PaixãopeloVinho: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;