Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

elixirdebaco

5 grandes amigos, que gostam de provar, mas sobretudo de beber vinho todos juntos. Como a vida os afastou (geograficamente), o vinho acabou por os juntar. E o vinho, torna-se sempre melhor quando é partilhado!

Villae Tinto 2018

07.04.21 | Rui Sousa

1593793548_b2bb09ea26ea30526146e73bae9d85eb.jpg

 

Características do Vinho:

Tipo: Tinto
Castas: Tinta Pinheira, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Roriz

Ano: 2018
Região: Dão
Data da Prova: 17 de Fevereiro de 2021
Teor Alcoolico: 13%

Produtor: Taboadella

Enólogos: Jorge Alves e Rodrigo Costa

Sobre o Vinho...

O inverno foi muito seco, a primavera e início de verão tiveram precipitações abundantes, provocando até finais de julho atrasos significativos no desenvolvimento do ciclo vegetativo, algum desavinho, défice de vingamento e desenvolvimento dos bagos.
Este quadro climatérico obrigou a atenções redobradas para a não proliferação de doenças na vinha, como o míldio e oídio, sobretudo para não comprometer a já diminuta produção vislumbrada. Um mês de agosto muito quente veio confirmar que a opção de não desfolhar foi a mais acertada. Graças ao minucioso trabalho desenvolvido ao longo do ano, obteve-se uma qualidade da uva notável. Um período de amadurecimento mais longo permitiu uma depurada maturação fenólica que foi fundamental para a obtenção dos níveis qualitativos desejados. Desengaçado por vibração. Fermentação e estágio em cuba de inox. (taboadella.com)

Prova:

Dão na sua essência, consegue transmitir realmente o terroir da sub-região de Castendo. Nariz muito fresco, com boas notas de fruta silvestre com toques minerais. Na boca, surge com corpo médio, fresco, elegante e a fruta silvestre acompanha muito bem. Taninos bem envolventes, sem estar demasiado marcante. Acidez média, e as notas mais vegetais caracteristicas desta região povoam a prova como esperado. Termina com um final médio/baixo. Uma boa opção apesar que por este preço ou mais barato existe no Dão muitos vinhos com qualidade.

 

Classificação: 16/20 

Preço: 9€

Observações: Vivino: 4.0/5Wine Enthusiast: n/d;  Revista de Vinhos: n/d; Grandes Escolhas: n/d;